Fábia Betim

Parabenizamos Fábia Betim, enfermeira RT do Hospital Municipal Coração de Jesus, de Campo Verde, MT, unidade gestão Instituto São Lucas, pela sua participação no workshop sobre IRAS (Infecções Adquiridas após Admissão do Paciente no Hospital), que irá acontecer na capital, Cuiabá, no dia 24 de maio de 2024.

Este será o primeiro workshop do setor no estado, visando elevar o nível de conhecimento dos profissionais da área da saúde e a participação de Fabia atende a convite dos organizadores do evento.

Nossa enfermeira RT terá a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos específicos com colegas de profissão de várias cidades mato-grossenses, abordando o tema “A Organização do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar é uma tarefa fácil numa instituição pública?”. O convite para a enfermeira Fábia integrar o workshop, como palestrante, valida a qualidade de seu serviço e seu alto nível profissional, bem como mostra reconhecimento sobre o trabalho que o São Lucas vem realizando no Estado, em gestões hospitalares.

Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e convite à nossa RT de Enfermagem, e reafirmamos nosso compromisso de manter sempre elevado nosso padrão de cuidados de saúde, contribuindo para a segurança de seus nossos pacientes.

Parabéns à Fábia e a toda a equipe do Coração de Jesus, que apoia a execução de seu trabalho e que, dessa forma, também é responsável pelo reconhecimento profissional da enfermeira na esfera estadual.

Projeto Amor Atípico

No dia 27/03, o Grupo de Trabalho de Humanização (GHT) do Hospital Municipal de Juína “Dr Hideo Sakuno” realizou uma reunião estratégica para planejar o lançamento do ‘Projeto Amor Atípico’.

Inspirado pela experiência pessoal da gestora administrativa do hospital, Edmara Dias, que é mãe de TEA, o projeto visa acolher crianças atípicas de colaboradores, suas famílias e os próprios colaboradores Que se contem dentro do espectro, de maneira diferenciada.

Como destacou Edmara: ‘Mesmo estando inserida na área da saúde e tendo muita informação, mesmo levando meu filho a exames, o diagnóstico foi tardio.

Então o objetivo do projeto é acolher as crianças atípicas de nossos colaboradores, suas famílias e os colaboradores que estão no espectro TEA, de uma maneira diferenciada e que depois possamos expandir este atendimento à comunidade’, disse.

O GHT, composto pelas assistentes sociais Viviane e Graciele, Adriana (RH), Cristiane (gestora operacional), Caroline (fisioterapeuta), Caroline (psicóloga) e a gestora Edmara, está empenhado em tornar esse projeto uma realidade, promovendo um ambiente de inclusão e cuidado, pilares do Instituto São Lucas.

CAPS Jacutinga

No dia 30/04, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jacutinga foi inaugurado com grande sucesso! Este foi um momento especial em que celebramos a chegada deste importante serviço à nossa comunidade, que é fundamental para garantir o atendimento qualificado e acolhedor às pessoas que enfrentam desafios de saúde mental. O CAPS promove cuidado integral e apoio emocional seus pacientes.

A gestão desta unidade será realizada pelo Instituto São Lucas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacutinga, por intermédio da Secretaria de Saúde . Este é um marco importante para a saúde mental em Jacutinga. Vamos juntos fazer a diferença!

Promovendo Partos Respeitosos em Campo Verde

Compartilhamos com alegria o sucesso do projeto ‘Nascer com Respeito’ no Hospital Municipal Coração de Jesus, em Campo Verde, MT. Desde a implantação do projeto, que prevê o parto humanizado, observamos um aumento expressivo no número de partos naturais na unidade. Comparando os números de janeiro e de abril, os registros aumentaram mais do que o dobro, o que demonstra o início de um trabalho que já mostra resultados promissores.

Sob a liderança da enfermeira obstétrica Juliana Bacci, as gestantes e seus acompanhantes participam de encontros semanais durante o pré-natal, onde são preparados para todas as etapas do parto. Além disso, o projeto proporciona que as gestantes realizem visitas ao hospital e tenham a oportunidade de conhecer a sala de parto e pré-parto, aprendam sobre métodos de alívio da dor não farmacológicos, como o uso da bola e da banqueta, e esclareçam dúvidas sobre o processo de parto. As visitas guiadas à maternidade proporcionam ainda mais familiaridade com as instalações e o processo de acolhimento.

Este avanço é muito satisfatório e está em consonância com a valorização do parto normal, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e pelo SUS. Portanto, é encorajador ver esse aumento nos números, mostrando que estamos no caminho certo para oferecer assistência obstétrica segura e respeitosa às gestantes da nossa comunidade.

Além disso, é importante ressaltar a relevância do pré-natal para uma gestação saudável. O pré-natal é o acompanhamento que toda mulher, assim que descobre a gravidez, deve começar a fazer com um médico especialista em obstetrícia. Este acompanhamento vai permitir que a futura mamãe chegue ao final da gravidez com saúde para si e para o bebê que está crescendo em seu ventre.

Estamos comprometidos em continuar promovendo partos respeitosos, que valorizem a experiência única e sagrada do nascimento, proporcionando um ambiente acolhedor e humanizado para todas as gestantes de Campo Verde. É uma honra podermos estar compartilhando uma boa notícia nessa área, bem nesta semana do Dia das Mães.

Agradecemos imensamente a todos os envolvidos nesse importante trabalho e reiteramos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das mães e bebês da nossa comunidade.